Identidade (Camões, Éclogas II)

“E sou já do que fui tão diferente

Que, quando por meu nome alguém me chama,

Pasmo, quando conheço

Que inda comigo mesmo me pareço.”

Sobre Joaquim Pinheiro

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira - Centro de Artes e Humanidades / Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras
Esta entrada foi publicada em Leccionação, Psicologia da Cultura e Formação Humana. ligação permanente.

6 respostas a Identidade (Camões, Éclogas II)

  1. Sara diz:

    Identidade – Alberto Caeiro – Nem sempre sou igual no que digo e escrevo

    Nem sempre sou igual no que digo e escrevo.
    Mudo, mas não mudo muito.
    A cor das flores não é a mesma ao sol
    De que quando uma nuvem passa
    Ou quando entra a noite
    E as flores são cor da sombra.
    Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.
    Por isso quando pareço não concordar comigo,
    Reparem bem para mim:
    Se estava virado para a direita,
    Voltei-me agora para a esquerda,
    Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés
    O mesmo sempre, graças ao céu e à terra
    E aos meus olhos e ouvidos atentos
    E à minha clara simplicidade de alma…

  2. A identidade não sofre as alterações a que está sujeito o carácter!

    ” Like All Great Travellers, I Have Seen More Than I Remember And Remember More Than I Have Seen.”

    (Benjamin Disraeli)

  3. mamlio diz:

    Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho…

    Alfred Tennyson

  4. Lina diz:

    Por mais que mudemos nesta vida, há sempre um pequeno traço do que sempre fomos.

  5. Nelson botelho diz:

    Preciso ser um outro
    para ser eu mesmo

  6. Décia Teixeira diz:

    A definição afirmativa do “Eu” tende a estar sempre no presente do indicativo “Sou”;
    Quando nao o está, tornam-se apenas suposições e/ou perspectivas.

    Talvez por isso mesmo para te definir seja preciso conhecer o que te rodeia primeiro
    E mesmo assim conhecerte-ei apenas perante aquela situação e nada mais.
    Até porque se te quizer conhecer amanhã à mesma hora e nas mesmas situações
    Poderás tu ser outro completamente distinto do que eu ilusoriamente conheci.
    Conclui-se, portanto, que não te conheço de todo, nem um só segmento de ti.

    Só és alguma coisa perante algo ou alguém
    Fora isso és apenas o silêncio entre uma e outra presença.

    Não há necessidade de definir um “Eu”
    No momento em que és “Eu”, “Tu” “Ele” “Nós” “Vós” e “Eles”
    Num momento em que tudo se resume a ti
    E o teu “Eu” é o tudo que existe.

    Será por essa razão que Fernando Pessoa criou uma humanidade própria?
    Precisamente para se desprender dessa dependência existencial de outrém.
    Para se defender deste silêncio?

    É tão dificil de explicar/expecificar o que “Eu” sou
    Que se alguma vez alguém o conseguir fazer
    Acredito que haverá uma enorme probabilidade de, no mesmo instante,
    Cair no abismo profundo de se conhecer limitado a esse “Eu” finito.

    Se até no leito de morte
    Se levanta a questão…
    Se o meu “Eu” de amanhã
    Se revelasse tudo o que não fui
    Ou tudo o que deixei de ser
    Durante toda a minha passada existência?

    Mas mais uma vez afirmo
    E ao mesmo tempo questiono
    Para além de dificil… Será possivel?

    Décia Teixeira

    «Empty your mind; be formless, shapeless like water.
    Now you put water into a cup, it becomes the cup, you put water into a bottle, it becomes the bottle, you put it in a teapot, it becomes the teapot.
    Now water can flow or it can crash. Be water, my friend. » Bruce Lee

Deixe uma Resposta

