CCC-Mitologia Clássica: exercício de reescrita

Poder ou Fraternidade?

Serão a realeza, o poder e o trono superiores aos laços, ao sangue que nos une?

Desterrado da própria pátria, desterrado da própria casa, desterrado da própria família… Mesmo para exílio, sempre a união nos manteve! Ai, Regina! Da tua instigação nasceram tremendas e nefastas vicissitudes! Ai, Regina!

Nova região, nova vida, novo lar! Eu e tu tornámo-nos senhores da mais alta estirpe! Então, porquê? Por que é que só um de nós poderia ser o líder? Porquê? Não o poderíamos, o poder, ter dividido entre ambos? Tu e eu assim o determinámos! Estulta cobiça! Néscia ganância! Ignara invídia! Sois esposa de Epimeteu! Sois maiêutica da perversidade! Sois discórdia que fulmina as paredes de uma morada, as orlas de uma cidade, as extremidades de um país, as profundezas do Cosmos!

Contudo a Némesis libertada, origem da querela rancorosa, foi Uxória. Ela, que não soube ser dona de um só leito; ela, que não te chamou à justa razão pela tua falta para com a Virgem Caçadora; ela, que, pelas artes sisíficas, te insidiou para proveito de outro tálamo; ela, que… é paradigma das intrigas femininas, jugo perene da ínclita raça!

E, agora, que fim teremos? Que descendência a nossa? Esta linhagem amaldiçoada? Filhos dos quais nem ciência temos se são veros? Filhos da depravação? Filhos da vingança?

Serão a realeza, o poder e o trono superiores aos laços, ao sangue que nos une, Dídimo?

Autor: João Sancho Rosário (Aluno de Psicologia 2013-14)

One comment

  1. Para quem não conseguiu ainda desvendar o mito patenteado neste texto, aqui vão umas dicas: os nomes dos personagens deste texto são características das personagens mitológicas (Antonomásia, que é uma forma de Sinédoque, figura de retórica); as personagem mitológicas, sobre quem esta reescrita foi feita, são anteriores à Guerra de Troia; trata-se de um mito que fez parte da seleção escolhida pelo Professor Joaquim nas aulas do 3º módulo de Civilizações e Culturas Clássicas: Mitologia Grega. Espero que tenha ajudado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s