CCC12-13, Reescrita Mitológica 2

Desespero de Aquiles

Onde estás tu ó cabeça amada?

Vagueio pelo Tártaro

Em busca de um sinal de ti

Agora que me perdi.

 

De Tróia sempre lembrada

Surge a memória ofuscada

Exércitos de homens, aniquilei

Porém, só por um vagueei.

 

Mergulhei em mares de lava

Acatei suplícios medonhos

Procuro ver-te novamente

Desde que abandonaste meus sonhos.

 

Ao contrário do que julgas

Não te descurei em vida

Agora eu, com lágrimas suplico

Vem, até onde te indico.

 

Martirizei meu espirito

Desde que te enviei para o fim

Dos Aqueus surgiu um só grito

Liderado por mim.

 

Com o Atrida me reconciliei

E minha amada me foi restituída

O mesmo que um dia, odiei

Um dia também terá sua partida.

 

Em vão ostentei as armas

Por Hefesto fabricadas

A cólera apoderou-se daquele corpo

Que hoje vagueia com as almas.

 

O mesmo Deus que te trouxe o fim

Fez o mesmo por mim,

Vivos nunca mais nos sentaremos

Mas que aqui nos reencontremos.

 

Ainda que semelhantes aos Deuses

Nenhum de nós foi poupado

Pior destino o teu,

Por minha decisão, levado.

 

Tua morte foi vingada

Aos Dardânidas regressou o medo,

Por ti, voltei a empunhar a espada

E Heitor sucumbiu ao enredo.

 

Neste rio do Hades

Foi o maior entre os Gregos protegido

Não fosse a vontade de Febo

Tróia a meus pés haveria sucumbido.

 

Neste local de sofrimento

Haveremos de nos reencontrar

Abandona a tristeza por um momento

Eu segui-te para te abraçar.

 

Pátroclo, oh Pátroclo

Companheiro, primo, irmão

Não adies mais o reencontro

Pois até nossos ossos juntos estão.

 

Aquiles chegou ao mundo dos mortos

Para ser o Rei do submundo

Porém preferia ser um escravo em vida

E acompanhar aquele, do Pelida oriundo!

 

Autor: Cláudio Pestana (aluno de Psicologia)

Nota do autor:

No texto é referida a chegada de Aquiles ao submundo com referências ao que por lá presencia. Aquiles procura desesperadamente por Pátroclo descrevendo-lhe alguns momentos finais da sua vida e até referindo-se ao seu sonho e à conversa com Pátroclo. Não resume toda a história de Aquiles mas refere-se a alguns dos melhores momentos do mito, incluindo seu filho Neoptólemo.

Deixe uma Resposta

