Mitologia Clássica – exercício de reescrita

O Diário de Penélope

Há quase vinte anos que espero pelo meu marido, Ulisses foi para a guerra de Tróia e até agora não voltou, quando deveria ter regressado há dez anos. Não sei se está vivo ou morto, só sei que estou neste palácio com uns quantos pretendentes que me devastam o património enquanto esperam que eu escolha um deles para meu marido. Tentei iludi-los durante três anos, pensei que com essa estratégia conseguia fazê-los desistir, mas infelizmente correu mal. Descobriram o meu ardil e agora não tenho mais desculpas. Sei que mais tarde ou mais cedo terei de escolher um deles, porque se não o fizer nunca mais acabo com esta devastação e não posso permitir que o meu filho acabe perdendo os seus bens, que são seus por direito. Além disso, Telémaco um dia destes arranja uma esposa e eu terei de os deixar viver a sua vida. Ou vou para casa do meu pai, ou vou para a casa do pretendente escolhido. A minha ama predilecta diz-me vezes sem conta: ‘Penélope, tem esperança, um dia destes Ulisses volta e acaba com este sofrimento e com esta devastação’. Juro que quero acreditar nestas palavras, mas já tive mais certezas do que tenho agora. Agora as dúvidas crescem todos os dias, a angústia é cada vez maior. Não há uma única noite que não sonhe com o regresso de Ulisses, fico tão feliz, mas ao chegar a manhã, ao acordar, percebo que não passou de um sonho e logo a tristeza aumenta cada dia mais. Estou cada vez mais cansada de sofrer. Todos os dias peço aos Deuses, principalmente a Deusa Atena. Sei que ela nunca me abandonou. Que me ajudem os Deuses a encontrar a melhor solução para aguentar este sofrimento.

Autoria de Ana Andrade – aluna de Psicologia, 1º Ano, 2010-11

Deixe uma Resposta

