Reescrita mitológica 2

Mito da Pandora (Reinvenção)

A história começa com Prometeu, um titã, que escalou o Olimpo, com as suas sapatilhas da Timberland acabadinhas de chegar por correio compradas no eBay, com o propósito de roubar a tocha olímpica para oferecer a Obikwelo, de modo que este pudesse realizar a sua corrida para a celebração dos muitos famosos Jogos Olímpicos.
Zeus, furioso com tal ousadia, castiga Prometeu, prendendo-o a uma oliveira onde todos os dias lhe cai uma azeitona na cabeça, como forma de castigo, pois as azeitonas são a única fonte de alimento e se este não a apanha com a boca aquando da sua queda, tem de esperar o dia vindouro para ingerir algo. Mas Zeus, de tal maneira vingativo, não se contenta em castigar apenas Prometeu, castiga também os homens que beneficiaram da tocha olímpica, ou seja, todos os que assistiram ao desenrolar dos Jogos Olímpicos. Assim sendo, criou uma belíssima mulher chamada Pandora. Mas esta mulher por detrás da sua beleza escondia algo tenebroso. Antes de a mandar para a Terra, Zeus deu-lhe uma grande e bela caixa de marfim ornamentada e fechada e deu-lhe também a respectiva chave, dizendo-lhe: “Quando te casares, oferece esta caixa como dote a teu marido, mas só pode ser aberta após o casamento.”
Pouco tempo depois, Pandora conheceu Epimeteu, irmão mais novo de Prometeu, e logo se casaram. No início, quando tudo ainda era novidade e um mar de rosas, Pandora dedicava os seus dias a cuidar da casa e do jardim, demonstrando a sua felicidade. No entanto, Epimeteu viajava constantemente. Certa vez ficou imenso tempo fora de casa e Pandora havia ficado abandonada em casa e muito triste. É então que se lembra da caixa, busca-a e examina-a curiosamente. Enquanto o fazia, parecia ouvir estranhos mas engraçados barulhos de dentro da caixa. A curiosidade e inquietação era tanta, que correu a buscar a chave para abri-la. Para sua grande surpresa lá dentro encontrava-se uma Nitendo Wii, uma PlayStation Portátil, a famosa bateria Pandora para a PSP, um computador portátil e múltiplos jogos e uma televisão. De repente, todos estes aparelhos sofrem clonagem e passam a existir milhares deles. Estes ganham vontade própria e começam a se dirigir para toda a vizinhança e arredores, até que a praga abrange toda a Terra. Pandora, apavorada, fecha a caixa e senta-se sobre a tampa. Assustadíssima e confusa, Pandora ouve duas vozes de dentro da caixa, que pedem freneticamente para abrir a caixa. Desconfiada, Pandora pergunta de quem são as vozes da caixa. De dentro dela ouve: “Somos o Vírus e Curto-Circuito!” Pandora, abre então a caixa, e o Vírus diz: “Fizeste uma coisa terrível, Pandora! Libertaste todos os equipamentos que provocam obesidade na Humanidade. Zeus prendeu todas essas pragas nessa caixa, pois sabia que tu virias a abri-la. Essa é a vingança de Zeus contra Prometeu e todos os homens, por terem roubado a tocha olímpica. Aqueles aparelhos criam dependência e vício, assim sendo os homens engordarão e já não poderão participar nos Jogos. Nunca te perguntaste do que és realmente feita?”, Pandora responde: “Suponho que sou normal, ou devo desconfiar?”, Vírus responde: “Oh inocente Pandora, tu és feita de chocolate, mais uma substância conhecida por engordar a Humanidade. Faz tudo parte de um plano maléfico de Zeus!”.
Chorando incessantemente, Pandora diz: “Que coisa terrível fiz eu?! Como poderemos voltar a prendê-los na caixa?”, Vírus responde: “Isso é algo impossível, como viste eles multiplicam-se e já estão espalhados pelo mundo. No entanto, eu e o meu amigo Curto-Circuito podemos travar uma batalha eterna com este aparelhos, mas confesso que de muito não servirá!”
E assim deu-se a entrada da tecnologia na vida do Homem. Este foi o castigo de Zeus ao homem, mas que afectou também as mulheres e o relacionamento entre estes.
Patrícia Sofia Silva Rodrigues, n.º 2022607 Engenharia Civil

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s